Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI

Sexta, 26 de abril de 2024

Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI

Adriana Machado, Juliana Câmara, Vicente Willians

(Núcleo de Tecnologia Educacional – Colégio Cruzeiro Rio de Janeiro – RJ – Brasil)

 

Resumo

Este artigo descreve a experiência desenvolvida em uma escola privada da cidade do Rio de Janeiro a partir das atividades realizadas no curso de Robótica Educacional. O uso de metodologias ativas, apoiadas pelos recursos digitais disponibilizados no curso, tem favorecido uma nova dinâmica da construção de conhecimentos. Esse trabalho descreve os conceitos ligados a Robótica Educacional e às atividades que são realizadas no curso. Os resultados obtidos nos levam a crer que a metodologia e o uso dos recursos (kits de robótica e linguagem de programação) colaboram na aprendizagem e no desenvolvimento de competências necessárias para o nosso século.

 

Abstract

This article describes the experience developed in a private school in the city of Rio de Janeiro from the activities developed in the course of Educational Robotics and Computational Thinking. The use of active methodologies supported by the digital resources provided in the course has favored a new dynamics of knowledge construction. This work describes the concepts related to Educational Robotics and Computational Thinking and the activities that are carried out in class. The results lead us to believe that the methodology and the use of the resources (robotic kits and programming language) collaborate in the learning and development of the necessary skills for our century.

 

Introdução

Robótica Educacional

Nos primórdios da história, o objetivo do uso de robôs era para a realização de trabalhos perigosos, insalubres, repetitivos e impossíveis de serem executados pelo homem, como por exemplo, alcançar grandes profundidades aquáticas. Essas características têm feito com que a presença de robôs seja cada vez maior em nossa sociedade. Um documentário exibido no site Tecnoblog (https://tecnoblog.net/163855/mini-documentario-robos-tornarao-humanidade-obsoleta-para-trabalhar) descreve como os robôs têm sido usados para substituir o trabalho humano braçal e até mesmo intelectual.


Nesse contexto, a Robótica Educacional vai explorar a presença de robôs no ambiente educacional para ajudar nos processos pedagógicos. No entanto, se faz importante ressaltar que o uso de robôs na Educação difere do que ocorre em outras áreas, o objetivo não é o de substituir o trabalho docente e sim favorecer o desenvolvimento de competências importantes para o nosso século. A revista Exame (https://exame.abril.com.br/carreira/10-competencias-que-todo-professional-vai- precisar-ate-2020) publicou uma matéria listando quais seriam as competências exigidas até o ano de 2020, muitas destas competências são trabalhadas na atividade de Robótica Educacional, dentre elas destacamos as seguintes: