Importância de aprender Robótica no Ensino Fundamental I
Introdução
A robótica vem causando grande impacto na nossa sociedade por trazer inovações em diversos setores. Seja por extinguir postos de trabalhos ou criar outros, na área medicina, na indústria automobilística, no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente. Isso por si só já a torna uma ciência interdisciplinar de grandes possibilidades na educação.
A robótica educativa não é jovem, tendo surgido por volta da década de 1960, quando seu pioneiro Seymour Papert desenvolvia sua teoria sobre o construcionismo e defendia o uso do computador nas escolas como um recurso que atraía as crianças.
Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial, envolvidos no funcionamento de um robô, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de trabalho escolar agradável.
A atual situação mundial, chamada “era da informação” (Santos, 2006), da busca eminente e incessante pelo conhecimento, torna necessárias a atualização e a utilização de meios que modifiquem o ensino e aprendizagem, instiguem e criem situações provocantes nos alunos, para que os mesmos possam criar suas soluções e adequabilidade dos problemas que os envolvem diariamente.
Em uma velocidade incrível, a aplicação crescente da tecnologia vem transformando o papel do professor, que deve assumir, como mediador do processo de aprendizagem, o papel de “problematizador” que ajuda o aluno a buscar de maneira autônoma a solução, bem como estreitar o caminho entre o conhecimento empírico e o conhecimento científico.
É nesse contexto que nos propomos a repensar a nossa prática pedagógica, pois não devemos nos esquecer de que os nossos alunos crescem incorporando as inovações tecnológicas.
A saber a palavra robótica nos remete a robôs que executam funções específicas com precisão. Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que tenham autonomia para realizar determinadas tarefas.
Os experimentos robóticos estão acessíveis a todas as pessoas, e podemos executá-los com sucatas, elaborando construções interessantes e funcionais, como carrinhos, foguetes, submarinos, dentre outros…
A robótica educativa, se bem conduzida, favorecerá o crescimento intelectual do aluno por meio da experimentação, construção, reconstrução, observação e análise. Os alunos, na tentativa de resolver seus problemas com as construções e o programa computacional que as controla, podem manipular diferentes conceitos no domínio das ciências (Física, Mecânica, Matemática, Computação, etc.) (D’Abreu, 2002 apud Zilli, 2004).
Ao trabalhar em um ambiente de robótica educativa, o protótipo construído pelos alunos passa a ser um artefato cultural que os alunos utilizam para explorar e expressar suas próprias ideias.
Nesse sentido, incluir a Robótica na Educação para o Ensino Fundamental I justifica-se pelo necessidade de expandir os conhecimentos práticos envolvendo as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), voltado para uma aprendizagem lúdica combinada com materiais relevantes para o currículo e recursos digitais.
Acreditamos ainda que o desenvolvimento da Robótica no ensino fundamental I, contribuirá para a desenvolvimento de habilidades acadêmicas para o século XXI como: estimular o pensamento crítico, incentivar habilidades criativas de resolução de problemas em uma variedade de temas da vida real, formando alunos ativos, colaborativos e criativos para o longo da sua vida escolar e profissional. A Robótica também propiciará, pelo uso e aplicabilidade das ferramentas necessárias, trabalhar competências importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, ampliando a capacidade de raciocínio lógico e de uma aprendizagem inspiradora, envolvente e eficaz.
PARA SABER MAIS SOBRE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO
Acesse: https://flaviobabos.com.br/robotica-educacional/
Referências
SciELO Livros. A robótica como facilitadora do processo ensino….. – < disponível em books.scielo.org/id/bpkng/pdf/pirola-9788579830815-11.pdf > Acesso 12/10/17
PIROLA, NA. org. Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo:Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010
Heloisa Argento