Como usar mapas conceituais na sala de aula?
Quando questionados se os mapas conceituais ajudavam para facilitar o aprendizado, 79% dos alunos responderam que sim e na justificativa emergiram oito subcategorias: “facilita para estudar; é um resumo do conteúdo; fica mais fácil a leitura e mais limpo para o estudo; funciona como memória fotográfica; ajuda a ligar pontos importantes; organizou melhor a minha linha de pensamento; forma de organizar e explicar um tema de uma forma objetiva; melhora a atenção e o foco”. Apenas 21% responderam que não ajuda e na justificativa emergiram duas subcategorias: “tenho métodos de estudo diferentes; porque é novo para mim”.
Muitos alunos e professores são surpreendidos ao ver como os mapas conceituais facilitam a aprendizagem significativa e a criação de estruturas poderosas de conhecimento que não só permitem a utilização do conhecimento em novos contextos, mas também auxiliam na retenção do conhecimento por longos períodos de tempo (NOVAK, 2002).
Leia Mais sobre Como usar mapas conceituais para obter evidências de aprendizagem, acessando o link
https://www.geekie.com.br/blog/mapa-conceitual-para-evidencias-de-aprendizagem